Mauá intensifica o combate às arboviroses com semana de mobilização

Por Portal Opinião Pública 14/11/2024 - 12:28 hs
Foto: PMM / Divulgação
Mauá intensifica o combate às arboviroses com semana de mobilização
Reunião na última sexta-feira (8) definiu diretrizes sobre a campanha realizada em Mauá nesta semana

Mauá está promovendo, desde segunda-feira (11), a “Semana Estadual de Mobilização para Combate às Arboviroses”, com foco na prevenção e controle de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya. A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre o município, a Secretaria de Saúde e equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e tem como meta intensificar medidas de combate e conscientização em diversas áreas da cidade.

As diretrizes da campanha foram definidas na última sexta-feira (8), durante uma reunião de alinhamento com a presença de representantes das equipes responsáveis pela iniciativa.

De acordo com o Paço mauaense, as ações estarão concentradas em regiões onde foram registrados mais casos de dengue neste ano. Nas áreas cobertas pelos ACSs, o trabalho será intensificado para reforçar as práticas preventivas entre os moradores, enquanto os ACEs atuarão em locais de maior vulnerabilidade e nas áreas não cobertas.

Entre as atividades, estão a montagem de maquetes educativas em locais de grande circulação de pessoas, ilustrando as diferenças entre residências com e sem criadouros de mosquito. As equipes vão explicar os principais pontos de atenção dentro das casas e nos quintais, orientando sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

A mobilização é uma resposta ao clima propício para a reprodução do mosquito, com o objetivo de alertar a população sobre os perigos e formas de prevenção, contribuindo para a redução dos casos de arboviroses em Mauá e na região.

De acordo com dados do governo de São Paulo, até o início da última semana, o estado havia registrado mais de 2 milhões de casos e 1.899 óbitos provocados pela dengue. A iniciativa, em parceria com os municípios paulistas, tem o objetivo de antecipar e alertar sobre os riscos da doença, principalmente, devido às mudanças climáticas causadas pelo aumento de temperatura, chuvas e umidade – condições que contribuem para que as transmissões de arboviroses prosperem mais rapidamente e em novos locais.